A decoração é fundamental para aproveitar o espaço em apartamentos pequenos! Confira as dicas que separamos para vocês neste texto.
Há quem acredite que espaços pequenos limitam a criatividade e as possibilidades de uma decoração que tenha a sua cara. Pois, neste texto, vamos te mostrar que esse pensamento não procede! Reunimos uma série de dicas pertinentes sobre como tirar proveito do pouco espaço e garantir um lar eficiente que carregue sua personalidade.
Os três fundamentos principais para decorar espaços pequenos são o minimalismo, o planejamento e a organização! Para isso, é importante evitar excessos e bagunças, manter tudo em seu devido lugar, e analisar os cômodos e possibilidades antes de sair montando e decorando.
Vamos às dicas!
1. Use cores claras
Cores claras transmitem sensação de amplitude e são muito bem-vindas em ambientes pequenos. O branco, por exemplo, capta mais luz, disfarçando as sombras e as linhas que delimitam o espaço. Mas você não precisa se limitar ao branco, necessariamente. Cores como o bege e o cinza são ótimas opções, e o colorido fica reservado para os itens decorativos – quadros, almofadas, cabeceira, entre outros. Usar tonalidades claras pode iluminar e energizar os ambientes, passando a impressão de que eles são maiores, mais limpos e sofisticados.
2. Espelhos são grandes aliados
Espelhos também são responsáveis por promover amplitude de espaço, profundidade ao ambiente e também acrescentar mais iluminação. Apenas tome cuidado ao aplicá-los: opte por ambientes neutros, para que o espelho não interfira na sua decoração, mas a valorize. Além disso, atente-se ao formato do espelho escolhido. Espelhos verticais aumentam a altura, e espelhos horizontais, a largura.
3. Aposte na boa iluminação!
Janelas grandes possibilitam a entrada de mais luz ao ambiente, deixando-o com a sensação de ser maior. Caso não seja possível alterar as janelas, aposte em um maior número de lâmpadas e a capacidade da iluminação. É aconselhável ter grande entrada de luz natural ou caprichar na iluminação direcionada sobre o mobiliário.
4. Prateleiras, nichos e armários planejados
Uma solução muito interessante é instalar prateleiras, nichos e armários planejados nas paredes, aproveitando todos os cantinhos, ou adaptar um móvel com bancada para acomodar itens necessários da cozinha e também da área de serviço. Siga priorizando a cor branca no mobiliário para manter o ambiente com a sensação de amplitude.
5. Móveis multi-uso ou retráteis
Usar uma cama com baú, móveis mesas retrativa para refeições rápidas ou home office, escadas com nichos ou gavetas no vão, entre outros, vai otimizar o espaço do seu apê! Aposte em móveis com mais de uma função.
6. Use o mesmo piso em todos os ambientes
O mesmo piso em todos os ambientes cria uma unidade visual, gerando uma sensação de continuidade entre eles e fazendo com que eles conversem e se integrem. Isso também traz uma percepção de que o ambiente é maior.
7. Móveis sob medida
Os móveis sob medida aproveitam integralmente o espaço da forma mais otimizada possível! Vale a pena investir nessa opção, que ainda agrega valor ao seu imóvel para uma futura venda ou aluguel.
E aí, gostou das dicas? Com certeza, após colocá-las em prática, o seu apê vai parecer muito maior! Aproveite todos os espaços no seu apartamento e coloque sua personalidade na decoração. Assim, você vai se sentir em casa todos os dias.
0 comentário