Se você está em dúvida entre comprar casa ou apartamento, vamos lhe mostrar os prós e os contras de cada imóvel para lhe ajudar a fazer a melhor escolha.
O sonho da casa própria está presente na vida de muitas famílias brasileiras. Porém, no processo, é normal que surjam dúvidas ao decidir sobre a conquista do seu novo lar. Por esse motivo, é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada opção antes de fazer sua escolha, diminuindo a possibilidade de frustrações futuras.
Neste texto, nosso objetivo é lhe ajudar a fazer suas escolhas de acordo com as características, prós e contras de cada imóvel.
Resumidamente, a casa é para quem quer mais liberdade e privacidade, preza pelo contato com a natureza e quer espaço para criar plantas e animais, além de prezar por encontros e reuniões com amigos e música em alto som. Já o apartamento é para quem quer uma vida prática e um lugar fácil de cuidar, preza pela segurança, viaja ou trabalha bastante, e gosta de espaços menores e mais aconchegantes.
Casa: quais as vantagens?
1. Área ao ar livre e espaço de lazer
Em uma casa, você pode escolher qual será a área de lazer: pode fazer uma horta ou um jardim, construir uma piscina ou uma sauna, ter uma área para cuidar dos animais ou o que desejar. Além disso, você tem um espaço privativo para pegar um sol ao ar livre ou mesmo para criar plantas.
2. Mais privacidade
Estar cercado de vizinhos pode ser bastante incômodo e tirar um pouco da sua privacidade. Ao viver em uma casa, você não precisa lidar com isso o tempo todo e pode agir com mais liberdade, sem receio de olhares e ouvidos curiosos. Além disso, você não precisa se preocupar com barulhos, nem os seus, nem os de seus vizinhos. Ainda que exista possibilidade de acontecer, barulhos de vizinhos, que podem incomodar bastante e até atrapalhar a noite de sono, são praticamente nulos.
3. Não é preciso obedecer a regras de condomínio
As regras de condomínio têm como objetivo manter a boa convivência e os processos funcionando da forma correta. Precisar abrir mão de um animal de estimação, tocar um instrumento musical mais barulhento ou fazer aquela reunião com os amigos pode ser simplesmente impensável para muitos. A vantagem de morar em uma casa é que você faz suas próprias regras.
4. Possibilidade de ter mais animais
Ao morar em uma casa, você pode escolher quais e quantos animais deseja ter. Assim, cachorros de grande porte são bem-vindos, por exemplo, o que seria praticamente impossível em um apartamento.
Casa: quais são as desvantagens?
-
Gastos extras
O proprietário de uma casa precisa lidar com sua manutenção diariamente, o que pode acarretar em gastos extras. É necessário maior planejamento financeiro.
-
Menos segurança
Prédios, normalmente, contam com portarias e são situados em áreas mais movimentadas do que casas. A moradia de uma pessoa que viaja muito ou fica pouco tempo em casa, por exemplo, pode ser um alvo fácil, pois acaba chamando a atenção. No caso de um apartamento, a ausência do morador fica menos evidente.
Apartamento: quais as vantagens?
-
Contato social
A área social pode ser um excelente ambiente para as crianças socializarem com outras. Além disso, muitos condomínios atualmente contam com uma série de serviços internos já incluídos na taxa de condomínio: área de academia, espaço gourmet, piscina, salão de festas, área de churrasco, entre outros.
2. Mais segurança
A segurança de um apartamento é muito maior e pode ser potencializada caso o morador queira. Atualmente, é possível colocar tranca até nos elevadores, dificultando o acesso à residência.
3. Não se preocupar com manutenções
A mensalidade do condomínio pode não ser barata, mas deixa o morador livre da obrigação de se preocupar com a manutenção. Dessa forma, as funções de manutenção são feitas por terceiros, o que não acontece em uma casa, na qual a responsabilidade é inteiramente do proprietário.
Apartamento: quais as desvantagens?
-
Escadas
Em prédios de poucos andares, é comum que não exista elevadores. Esse pode ser um fator limitante para pessoas com mobilidade comprometida, sem falar em situações em que se chega em casa com sacolas pesadas ou malas, por exemplo.
2. Regras e condomínio
É necessário que os moradores de apartamentos se comprometam a pagar as taxas e se submetam às regras aplicadas a todos os condôminos. Isso pode ser complicado, caso você não seja a favor de algumas delas ou sinta dificuldade para cumpri-las.
3. Menos autonomia e privacidade
A convivência diária com vizinhos é um fator que pode comprometer sua privacidade. Além disso, a área social é compartilhada e o proprietário não tem autonomia para fazer todas as mudanças que quiser.
Afinal, qual escolher?
A partir dos prós e contras apresentados, fica mais fácil fazer sua escolha, certo? É importante, também, pensar nos seus objetivos familiares e de vida, como um todo. Apartamentos são excelentes para quem está começando a vida de maneira independente ou construindo sua família.
Já as casas são perfeitas para famílias grandes, que gostam de recepcionar os amigos e familiares com frequência. A maioria das casas tem cômodos e até mesmo áreas de lazer maiores.
Esperamos ter ajudado e sanado grande parte das suas dúvidas com este post. Conta pra gente nos comentários qual imóvel você escolheria, de acordo com os pontos apresentados nesse texto!
Leia também: Aprovação pelo financiamento do minha casa minha vida
0 comentário